ARTE - Professora Andrea do Carmo


Banner de pessoas dançando Banner de pessoas coloridas - Download ...
Enviar para e049049p@professor.educacao.sp.gov.br
Olá meus pequenos/grandes artistas. 
Espero que todos estejam bem e se cuidando!
Estamos iniciando o 2º bimestre. Vetores de Ovação De Palmas De Mãos Humanas Estilo De Desenho ...
Neste período falaremos da unidade temática ou linguagem da Dança que, assim como as outras linguagens da Arte, trabalha com todos os sentidos do indivíduo de uma forma lúdica e o convida a se expressar e se comunicar com o seu próprio corpo e com as outras pessoas.
A dança faz parte da nossa história desde os primórdios, onde podemos encontrá-la em pinturas rupestres, ou mesmo na Idade Antiga, representando a caça, a colheita, presente nas cerimônias, independente da cultura ou religião. As danças folclóricas, por exemplo, trazem uma bagagem cultural incrível, e você poderá identificar que até as danças que você já conhece ou está acostumado a dançar, têm características dessas danças folclóricas.
Ao dançar você trabalha a confiança, estabelece relações com os seus colegas, além de propiciar um maior conhecimento do seu corpo e seus limites, facilitando, por vezes, até alguns movimentos cotidianos como, por exemplo, uma melhor postura ao sentar-se na carteira da sala de aula, evitando, assim, problemas futuros de saúde.


A dança está presente no salão de baile, nos desfiles de Carnaval, em um encontro de danças urbanas ou na roda de samba na rua, no pátio de uma escola, no palco de um teatro, no cinema e na televisão. As danças têm funções e sentidos ligados ao contexto de acontecimentos e aos sujeitos que a vivenciam e que a desfrutam como público. Pensando em uma dimensão abrangente, acreditamos que todas as pessoas podem dançar. 


Dançar implica em aprender sobre o movimento que aborda: o espaço nas suas relações de direções, níveis e planos; e o tempo nas relações de pulsos, ritmos, pausa e velocidades com e no próprio corpo, tendo a ação e a reflexão sempre presentes. 
O ensino da arte na escola não tem a função de oferecer uma formação profissional, mas proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecer, apreciar, criar e viver a dança no ambiente escolar, tendo experiências com sentido e ligadas ao mundo dessa linguagem, expandindo as possibilidades de formação e de participação social. 
Vamos começar assistindo um vídeo sobre cultura?. Acesse o link 



Depois de assistir o filme, copie e responda, no caderno, as seguintes questões: 





6º ano 


1. O que você entende por cultura popular?
2. O que você entende por dança popular, folclórica paulista e brasileira?
3. Você conhece os fatores de movimento?
4. Você gosta de dançar? Quais estilos mais gosta?
5. Você estuda ou já estudou dança, dentro ou fora da sua escola? Conte um pouco sobre essa experiência.
6. O que você entende por movimentos corporais?
7. O que você entende por espaço e tempo na dança?
8. Que tipo de dança você já dançou nas festas juninas da escola?
9. Você conhece estas danças: frevo, catira, Xaxado, chimarrita? Se não conhece, imagina como elas são? Saberia dizer quais são as origens delas?
10. Você considera a capoeira uma luta ou uma dança?


APÓS A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE, FOTOGRAFE E ENVIE. 

Observação: Todas as questões encontram-se no Caderno do Aluno.


Obrigada e até a próxima!
                               
                                    


                                       Profª. Andrea do Carmo 

                                                      ARTE

Postagens mais visitadas deste blog

ATIVIDADES EXTRAORDINÁRIA

MERENDA EM CASA

RESULTADO FINAL